domingo, 25 de novembro de 2007

O AMOR RESTAURADO

O pessoal do Coral da Igreja Matriz descia a escada quando deparou-se com o corpo do ARTISTA(era assim que eles o chamavam) caído ao solo.

Realizados todos os procedimentos de emergência , a morte foi constatada.A população acorreu aos serviços fúnebres e muitos comentavam que o homem já andava apresentando um comportamento estranho.Talvez fosse o estresse , o fantasma dos últimos tempos.

Ele estava naquela cidade há alguns meses e pouco se sabia dos seus hábitos. .Nos últimos dias dera para deixar o trabalho e conversar sozinho no banco da igreja.

...........

No entanto sua vida solitária não havia sido sempre assim.Quando jovem tivera fama de grande desportista e ladrão de corações .Muitas moças haviam suspirado´por ele .Entre elas , Nicéia, uma linda menina tímida e de poucas palavras .Eles se conheceram no colégio.
Naquela época Josué era o garoto mais requisitado da escola , com medalhas de ouro conquistadas nas quadras da região.
Ela nutria por ele verdadeira adoração , mas o rapazinho tão envolvido estava em suas competições que pouco valorizava os olhares apaixonados que Nicéia emitia. Ele até sentia-se acariciado por aquele olhar , mas prosseguia em busca do sucesso sem deter-se nos sentimentos.

Deixaram de ver-se quando o Major Reinaldo , pai de Nicéia ,foi transferido para a Amazônia. Era o ano de 1965.

O destino de Josué , porém, deu em sua vida uma guinada de 360 graus.Dedicado à arte , seu nome aparecia entre os maiores conhecedores de escultura do mundo e "expert" em restauração de obras sacras.
No final do século , meados de 1998, teve seu concurso requisitado para a completa restauração de uma histórica igreja da Bahia. Já vivia no exterior há 11 anos, mas retornou ao país para a realização da obra.
Adrede preparados ,os andaimes e toda a estrutura de segurança aguardavam pela presença do renomado artista , que , tão logo chegou à cidade , iniciou a tarefa de renovação das esculturas desgastadas pelo tempo.O trabalho diário era sonorizado pelo ensaio do coral ,cuja música se evolava pelo ambiente.
À medida que trabalhava o homem deixava-se envolver pelos sons que pareciam celestiais.
Ao final da quarta semana Josué notou que uma mulher sentada no terceiro banco olhava fixamente para ele e sorria de forma encantadora.
Como que hipnotizado dirigiu-se à ela. E teve uma surpresa.
_ Não é possível!
_ Você é a Nicéia , a filha do Major?
_Sim , respondeu a mulher num tom de voz que soava musical.

Deve ser porque o coral está executando a Ave-Maria , pensou Josué.

Conversaram por 20 minutos , recordando a juventude e depois ela retirou-se , deixando um halo de encantamento que envolveu totalmente o lugar.Mas voltaria , foi a promessa que fez ao despedir-se.

A visita tornou-se diária e os colóquios cada vez mais entrecortados por pequenos gestos que falavam aos corações.
Foi assim que ela contou que estivera noiva por imposição do Major , mas não chegara ao altar.
Havia sido salva por intercessão da Virgem Maria , a quem recorrera para livrar-se do compromisso. Era uma fascinante história que ela contaria em outra ocasião.
Josué intrigava-se com as atitudes um tanto evasivas da amada e uma espécie de diáfana proteção que ela parecia suscitar.
À noite, sozinho em casa perguntava-se: será coisa do destino?Há algo estranho .Nicéia parece esconder um segredo. O certo é que me apaixonei...

Resolveu telefonar para um antigo colega de escola, cuja família sempre fora muito ligada á do Major Reinaldo.
Julião atendeu com exclamações de alegria e saudade.
Questionado sobre os antigos colegas , relatou que Nicéia havia falecido tragicamente alguns dias antes do casamento em dezembro de 1979.
_ Não pode ser ! ouviu de Josué.
_ É verdade . Compareci à missa de sétimo dia, representando minha família.
Falou mais alguma coisa que Josué não entendeu direito e despediu-se do amigo que parecia estupefato.

No dia seguinte a visita aconteceu religiosamente no horário.O artista , apreensivo
e desnorteado recebeu , então, as explicações da mulher amada.
Sim, ela contaria toda a verdade:
Na viagem de ida para a cidade onde se realizaria o matrimônio contra sua vontade , mas em obediência ao pai ,acontecera um acidente inexplicável. Enquanto populares socorriam seu noivo , preso entre as ferragens , ela se afastara do local conduzida numa linda carruagem branca.
_Nunca esqueceria aquele momento!

Boquiaberto , Josué não conseguiu proferir uma palavra E viu-a desvanecer-selentamente ao seu lado.
Aquele dia seria o penúltimo do trabalho em realização. Já estava tudo pronto , com exceção de mínimos retoques na imagem da Virgem.
Durante a noite quase não dormiu. Além do espanto , havia uma leve expectativa que o homem não sabia definir. Pela manhã já se decidira por deixar a cidade assim que entregasse `a comunidade a obra restaurada.E já sentia uma pontinha de saudade do que ali vivera.


Eram dez horas. O coral cantava a Ave-Maria mais uma vez. Os olhos da imagem haviam ficado perfeitos .Era hora de afastar-se para observar o resultado de sua arte.
Ao tomar alguma distância do altar ele viu a porta da igreja abrir-se e por ela surgir Nicéia.
Estava linda em seu vestido de noiva!E sorria ternamente.
Josué sentiu uma dor lancinante no peito e cambaleou , indo cair amparado pelos braços da noiva que lhe sussurrava:
_Vem comigo. Eu aguardava este momento desde o nosso reenconto.


Naquele instante o organista , no mezanino, iniciava a execução da SERENATA , de Schubert.

Nenhum comentário: