quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A REDE DA VIDA

A pequena propriedade rural da viúva Antônia já fora um dia próspera produtora de alimentos disputados pelos feirantes e comércio afim. Hoje servia apenas ao sustento das necessidades da casa onde ela morava com o casal de filhos ,os quais só apareciam no fim de semana ,quando deixavam a cidadezinha onde estudavam , vivendo com uma tia que gentilmente os acolhera.


Naquelas férias a jovem Mariana iria com a turma de concluintes do secundário realizar sua primeira viagem depois de muitos anos . A turma juntara dinheiro para passarem 10 dias numa pequena praia.A jovem levava uma quantia extra , presente da madrinha Dinorá , e parecia tomada de encantada expectativa.


Enquanto Mariana arrumava sua raquítica bagagem ,Antônia bombeava tudo com o pensamento distante.


Voltava uma década atrás.


...............................................................................................................................





Quando a família decidiu que iria passar janeiro na praia nem imaginava a mudança que ocorreria em suas vidas nessa curta temporada.




Os pais que trabalhavam arduamente na lavoura ,plantando e colhendo sempre de olho no céu,vencendo estiagens e enxurradas, agora pretendiam aproveitar o merecido descanso à beira-mar.As crianças já se viam no meio da concharia e na areia. Imaginavam-se em gostosas brincadeiras na casa alugada com antecipação ,atendendo a dois requisitos básicos: uma rede em local aprazível e um pátio com grama verdinha onde pudessem brincar descalços.

O trajeto de ida foi realizado em estado de alerta pelos pequenos que ansiavam pela chegada. Isso só aconteceu à tardinha e foi um suplício infantil a espera pela manhã seguinte ,quando o mar se descortinaria à sua frente imenso e belo.

Iniciou-se assim um período de sol, vida, algazarra, descanso e comilança variada com muito peixe no almoço das 14 horas e sorvete ao fim do dia , entremeados com milho verde e "violinhas" fritas saboreadas sob o guarda- sol.

A família mudou seus hábitos e estreitou afetos.

O pai elegeu a rede como seu ponto de apoio. Dali observava a todos e repetia feliz:

-Esta é a vida que pedi a Deus!

Quando não estava no mar ,estava na rede.

E o tempo escorregava manso...

No décimo-sexto dia ao final da tarde a família decidiu dividir-se:papai iria caminhar na areia e as crianças iriam com mamãe ao "centrinho" onde tomariam sorvete e visitariam os camelôs. José ganhou um caminhão vermelho e Marianinha quis um quadro com conchinhas imitando o fundo do mar (trabalho de um artista local).

Voltaram à casa no início da noite , cheios de novidades para o papai. Ele ainda não havia chegado.

Às 21 horas continuavam aguardando . A imaginação viajava desde o ciúme da esposa até a expectativa dos filhos pela surpresa que o pai traria. Por volta da meia-noite a angústia já se instalara na pequena casa . Vizinhos acudiram , a polícia foi acionada e buscas se iniciaram.

Nenhuma notícia chegava.Era deseperador. Mil idéias passaram pela cabeça de Antônia e o silêncio foi estrangulando qualquer pensamento otimista.

No quarto dia o mar devolveu à praia um cordão de couro com uma semente em forma de meia-lua. Era aquele que o pai usava desde quando ganhara dos filhos no último natal.

E foi só. Nunca apareceu o corpo...

Naqueles dias ,porém, começou a repetir-se uma estranha cena : Marianinha, então com pouco mais de três anos, olhava para a rede , sorria e apontava dizendo:

_Olha o papai!

Outras vezes convidava:

_Vem brincar , papai!

O tecido quadriculado balançava e a menina persistia na conversa imaginária.

No dia do retorno para casa , os vizinhos, que haviam sido solidários o tempo todo,ainda ajudavam nos preparativos finais , quando viram estupefatos o balanço da rede e a menina chamando:

_Vamos , papai! Sem você eu não vou.

Num ímpeto o dono da casa desprendeu a rede e entregou-a à menina que se acomodou sorridente no banco traseiro do velho carro.

.....................

A propriedade rural perdeu muito do seu antigo conforto , mas uma rede escurecida pelos anos permanece vazia no alpendre . E a viúva , às vezes ,se pergunta:

_Por que esta rede continua aqui?

Ela não tem uma resposta.

E aquele pintor , um artesão simpes da praia,nunca teve certeza se realmente viu ou se sonhou aquela cena. O certo é que retratou num pequeno quadro.

VÊNUS SORRIDENTE SAINDO DAS ONDAS,TRAZENDO NAS MÃOS UM CORDÃO DE COURO COM UMA SEMENTE EM FORMA DE MEIA-LUA.

Até hoje não conseguiu vender esse trabalho, mas pressente que um dia uma jovem turista se encantará com ele.

Nenhum comentário: